Header Ads Widget

Ticker

6/recent/ticker-posts

Guerreiras Mágicas de Rayearth


" Por favor, salvem este mundo, ó Lendárias Guerreiras Mágicas!"



Encantadoramente popular, Guerreiras Mágicas de Rayearth é sem a menor dúvida uma das mais populares e importantes obras do estúdio CLAMP(se não for o mais).
Criado em 1994, as aventuras das três adolescentes Lucy, Marine e Anne (Hikaru, Umi e Fuu no original) no mundo mágico de Zephir (ou Cephiro) foi um estrondoso sucesso, consolidando o grupo CLAMP no universo dos mangás. Foi através de Guerreiras Mágicas que o grupo CLAMP desenvolveu seu mascote oficial, o bichinho (?) Mokona.

Aqi no Brasil as aventuras do trio de heroínas foi um notável sucesso e o anime foi exibido no canal SBT. Porém na época em que foi exibido aqui (meados de 1996) o anime sofreu as mais diversas injustiças da emissora. Cortes em fitas e edição de episódios (semelhante ao que ocorreu com Samurai X na Globo) e mudanças constantes de horário tornavam praticamente impossível para os fãs acompahnarem a saga na íntegra. Só em meados de 2002 que o destino de Guerreiras Mágicas no Brasil começou a mudar. O mangá das heroínas foi lançado e o anime legendado por fãs.

Ao todo Guerreiras Mágicas de Rayearth conta com um mangá original em 6 volumes (12 no Brasil), uma série em anime de 49 episódios, 3 OVAS especiais (com uma história alternativa) e uma vasta linha de produtos. E é sobre os três primeiros, logicamente, que este artigo irá tratar.
Em todas as versões (um pouco de excessão com relação ao OVA), a história principal é a mesma. Durante uma excursão escolar na Torre de Tóquio, as jovens Lucy, Marine e Anne que até então não se conheciam, são transportadas misteriosamente para o mundo mágico de Cephiro. Lá, ainda assustadas e confusas, elas são orientadas pelo guru Cléf, um mago baixinho e extremamente poderoso que lhes explica onde e porquê estão naquela estranha e bela terra.

Cephiro esá á beira da estruição pois a princesa Esmeralda - o pilar daquele mundo, responsável por manter a paz com o poder de suas orações - foi raptada pelo sumo-sacerdote Zagato. Presa e incapaz de orar pelo bem de Cephiro, Esmeralda usa suas últimas forças para convocar, de outro mundo, aquelas que poderão salvar Cephiro da destruição: as lendárias Guerreiras Mágicas.
Embora as garotas achem isto parecido com um jogo de RPG, o perigo é real e elas logo descobrem que deverão lutar com todas as suas forças para salvar Cephiro e voltar ao seu próprio mundo. Mas os desafios enfrentados colocam em perigo não paenas suas vidas mas também seus sentimentos.

Para lutar contra os poderosos servos de Zagato, o trio além de estarem armadas com espadas e armaduras únicas, utilizam magias poderosas ligadas ao elementos naturais (Anne é o vento, Marine a água e Lucy o fogo). Para enfrentar Zagato, as guerreiras ainda precisam despertar os mashins: gênis protetores de Cephiro, como descrito na lenda.
Durante a difícil jornada, Lucy, Marine e Anne tornam-se amigas insepráveis, guiadas pelo simpático Mokona (uma curiosa criatura que libera os mais variados objetos do cristal de sua testa). As garotas só não imaginavam que a verdadeira batalha será muito mais difícil e surpreendente do que sequer poderiam imaginar.
Com o final da grande batalha, se encerra a primeira fase de Guerreiras Mágicas. E, na segunda parte, quando as garotas são transportadas novamente para Cephiro - que agora está se autodestruindo sem a sustentação de um Pilar - é que a história e o desfecho do mangá e do anime tomam rumos completamente diferentes.
A base inicial de ambos na segunda fase é a mesma. Veremos três nações inimigas que pretendem invadir Cephiro (Tizeta, Faren e principalmente Autozan) com seus respectivos personagens além do mago-espadachim Lantis. Outros personagens apresentados na primeira fase também retornam com grandes revelações (como o simpático Fério).

Entretanto, tirando esses fatores e o enredo da busca por um novo Pilar que "salvará Cephiro da destruição" é completamente alterado no anime. A razão de terem feito isso é desconhecida, mas talvez a principal razão fosse aumentar os capítulos do anime e focar em conflitos sentimentais das personagens. Ou talvez o surpreendente e apoteótico final do mangá fosse "demais" para o anime.



Em Guerreiras Mágicas de Rayearth esse resultado acabou sendo uma mudança drástica. E, para aqueles que acompanharam o mangá, poderão ficar indignados com o que é mostrado no anime. E quem conhece o anime certamente irá adorar o mangá.
No mangá, a trama foca-se na  busca por um novo Pilar com destaque para Lucy e o verdadeiro desejo do comandante Águia de Autozam. E o final da saga é, além de digno, simplesmente fantástico. Mas isso não quer dizer que o anime seja inferior, pelo contrário. A qualidade de animação é excelente e apesar de possuir vários episódios descartáveis, algumas cenas surprimidas do mangá se tornam realmente cativantes (e o mesmo vale para certas mudanças em detemrinados personagens).

No anime o foco principal se concentra tamnbém na busca do novo Pilar e em Lucy. Além de enfrentar os invasores, aqui Lucy confronta a presença maligna da misteriosa Debonair e da garota Nova - esta que além de perigosa é extremamente obcecada por Lucy.
Um outro ponto forte do anime com certeza é os sentimentos dos personagens. Tendo Anne diversos momentos romãnticos com Fério na primeira fase, o destaque romãntico fica por conta da paixão de Lucy pelo cavaleiro Lantis (sim, a relação deles atrai mais a atenção do que as batalhas com Nova). Já Marine sempre mascarando sua paixão deixa a dúvida até o último capítulo.

Porém, em 1997, foi criado os primeiros e únicos OVAS de Guerreiras Mágicas. Com uma animação primorosoa, um enredo denso, adulto e levemente sombrio, esta adaptação surpreende totalmente os fãs por ter e ao mesmo não ter relação com o mangpa ou o anime. Pode parecer confuso, mas na verdade os OVAS são como se fosse uma história alternativa.

Lucy, Marine e Anne aqui já são amigas e estudam na mesma escolas, fazendo a promessa de nunca se separarem. Em vez de serem enviadas á Cephiro, é a fortaleza real que surge no lugar da Torre de Tóquio sob o comando de Aguia 9aqui, um real vilão). Tanto ele quanto seus comandados desejam destruir a Terra para salvar Cephiro e a princesa Esmeralda.
Para ajudar as garotas na Tóquio subitamente deserta, está o guru Cléf (que sofreu a maior mudança física - ficou lindo), Fério e Lantis(cujo destino é bem diferente). Os mashins também estão presentes mas diferentes: além de "consertar" o verdadeiro nome do mashin de Lucy, ao serem transportadas para dentro dos mashins as garotas ficam nuas e sem armaduras.

As batalhas sçao visivelmente mais violentas, o enredo é dramático e perturbador. Uma visão inovadora e adulta da série que marcou a vida de muitos otakus.
Independente de ser o mangá, a série ou o OVA, Guerreiras Mágicas de Rayearth é uma história de fantasia como poucas, tendo personagens multidimensionais e um enredo criativo capaz de ser exploado pela imaginação do espectador.


~*~

Yorum Gönder

0 Yorumlar